Entrevistando #4 - Will Tirando

Graças ao fato de meu e-mail não ter chegado a ele, houve uma demora na publicação...

Crítico-de-Livros.png

Nas próprias palavras do entrevistado, Will Tirando é:
Um cartunista metido a engraçadão que veio de uma pequena cidade do norte do Paraná, chamada Porecatu, mas hoje vive em Apucarana, paga menos de R$ 300,00 de aluguel, e leva uma vida saudável a base de miojo, empanado de frango e refrigerante. Will gosta dos Muppets, do cheiro de livro (só do cheiro), edredom e de falar de si mesmo na terceira pessoa. (Retirado do site dele)
Eu conheci o trabalho desse cara através do Chongas, ele tava fazendo o "Certo, Errado e Sem noção", vi as tirinhas, curti e coloquei o site dele nos Meus Favoritos. Bom, sem mais delongas... a entrevista.


LNB - De onde veio o "Tirando" de Will Tirando?

Will Tirando - Veio primeiramente da ideia de fazer tiras mesmo. A expressão 'tirando' na verdade não arremete a fazer tiras. Mas lembra. No mais, deixei o pessoal gerar outras alusões como 'tirando onda', 'tirando sarro', etc.

De onde você pega ideias para as tirinhas?

Na verdade não 'pego' ideias de um lugar específico... rsrs. Elas surgem! Nascem do nada. O trabalho maior está no fato de ficar sempre atento e ver situações simples do cotidiano como uma tira. Fazer tiras não é fazer pidas. É retratar o dia-a-dia através de ilustrações.

Quanto tempo demora pra uma obra ficar pronta?

Isso é relativo. Dependendo da tira leva algumas horas... outras levam poucos minutos. Já fiz tira que levei 10 minutos para ficar pronta (desde a busca da ideia, até a publicação no blog) e tem outras que levei algumas horas para concluir. A média é 45 minutos.

Fazer cartuns é um dom ou você teve que estudar pra atingir o patamar atual?

Não acredito que seja dom. Também nunca fiz cursos específicos na área. Essa coisa de quadrinhos na minha vida - que aliás é bem recente - vem do meu gosto pelo desenho. Mas foi necessário eu treinar muito e desenvolver técnicas e um traço próprio. E prefiro dizer que não atingi o patamar que eu almejo... ainda tenho que aprender muita coisa.

Quais são os, digamos, pré requisitos para se ser um cartunista?

Primeiro, gostar de desenhar. É mais importante que você goste do que saiba desenhar. Se faz com gosto, certamente fará bons trabalhos. Segundo, é importante que você seja observador, curioso. É bom que leia bastante - de tudo. Acho que ler estimula a criatividade.

Dá dinheiro?

Outra coisa relativa. Ganhar dinheiro através do quadrinho diretamente (publicação, direito de uso, etc) não parece ser muito fácil atualmente. É necessário paciência, insistência e sorte - além de um bom trabalho, claro. Mas há quem se utilize do quadrinho como forma de entretenimento num site/blog e ganhe dinheiro com publicidade. Aí, acho um pouco mais fácil.

Você tem/teve outros trabalhos?

Já tive vários outros trabalhos. Atualmente trabalho no setor de criação de uma empresa de comunicação. Sou formado em Publicidade e Propaganda, pós graduado em Design, Cognição e Mídia e faço quadrinhos por hobby. Mas pouco a pouco esse hobby tem se tornado mais sério e presente na minha vida. Por vezes mais sério do que minha própria profissão.

Atualmente só vive do site?*

Pois então... como dito na pergunta anterior, tenho um emprego paralelo ao WillTirando. Mas consigo tirar uma renda extra através do blog. Não é grande coisa, mas ajuda no orçamento mensal.

Você poderia fazer uma tirinha especial pra ocasião? (nem que seja pra daqui alguns meses, haha)

Acho que posso sim... mas 'pra daqui alguns meses' uhaahuahua.


Abraço! 


Para saber mais de Will Tirando:





*Agora , editando aqui, percebi que fiz duas perguntas praticamente iguais...
Obs.: Daqui alguns meses eu vou cobrar a tirinha, hein!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é extremamente valiosa!

Gostou ou não? Comente para que eu possa melhorar essa droga de blog...

Sentiu falta de alguma coisa na postagem, perca um pouco do seu tempo e entre em contato comigo, sua opinião é valiosa para que no futuro essa joça me proporcione algum dinheiro.

Compartilhem no seu Fezesbook, Tuíterra, Oldkut ou qualquer outra porcaria social!!
 
Livro no Book © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour