Entrevistando #2 - José Simão



Não acredito... O José Simão, colunista da folha (vulgo Macaco Simão), gente boníssima, respondeu à minha entrevista. Tô emocionado... huheruheur.
De acordo com ele: "Estou respondendo na correria, sem tempo algum, mas respondo porque você aprendeu a ler as colunas com a sua mãe". Ele disse isso pois no e-mail comentei que eu sou da segunda geração de leitores da coluna dele, aprendi com minha mãe.
Ele é um colunista que trata da política brasileira sempre com muito humor... bom acho que não precisa de muitas apresentações.
Segue a entrevista abaixo.


LNB - Você sempre foi colunista ou já trabalhou em outros lugares?
José Simão - Sempre trabalhei com letras. Já trabalhei em editoras, fiz traduções, curadoria de exposições e aulas de inglês!


Como surgiu a oportunidade para você trabalhar como colunista?

Estava sem grana e gostava de escrever, e a Folha abriu uma vaga para um suplemento chamado Casa e Compania, onde trabalhei com Lilian Pacce  (hoje no GNT) e Zeca Camargo ( hoje no Fantastico). Ou seja, em boa compania!

Você pensa na coluna mais como um trabalho ou como um hobby?
Como trabalho evidente! Eu faço humor telejornalisticio. A CNN do escracho! Não é hobby mas faço com o maior prazer. Não dá pra fazer um bom trabalho sem prazer, sem tesão!

De onde surgiram as expressões Macaco Simão, buemba-buemba, hoje só amanhã, colírio alucinógeno, nóis sofre, mas nóis goza?

  • Macaco Simão me chamavam assim no colégio. Era uma personagem da literatura infantil. E eu sou meio macaco, meio menino. Todo mundo gosta de macaco.  Está no inconsciente infantil de todo mundo!
  • Buemba, buemba veio do jornalista dos anos 50, Ibrahim Sued, que usava o "bomba! bomba!", mas eu queria algo mais escrachado, mais bagaça! 
  • Hoje só amanhã, ouvi essa expressão nas ruas da Bahia
  • Nóis sofre mas nóis goza é um bloco carnavalesco de Recife Olinda. E virou a minha filosofia de vida!
  • Colirio alucinógeno, não lembro, hahaha!


De onde você tira ideias para escrever a coluna?

Do Brasil! 

Você trabalha exclusivamente pra Folha ou tem um segundo emprego?
Sou um escravo da midia, hahahaha, Coluna diaria na Folha. Quadro diario na Bandnews FM. E telejornal humoristico tres vezes por semana no UOL!

O que te fez decidir por escrever um livro?
Queria escrever a História Recente do Brasil. Recente e indecente, hahaha. Fazer um retrato bem humorado e amoroso do Brasil. Uma caricatura. Mas com amor. Eu amo o Brasil!

Quer mais de José Simão?



Valeu Zé Simão, grande abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é extremamente valiosa!

Gostou ou não? Comente para que eu possa melhorar essa droga de blog...

Sentiu falta de alguma coisa na postagem, perca um pouco do seu tempo e entre em contato comigo, sua opinião é valiosa para que no futuro essa joça me proporcione algum dinheiro.

Compartilhem no seu Fezesbook, Tuíterra, Oldkut ou qualquer outra porcaria social!!
 
Livro no Book © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour